A tendência ecológica upcycling: o futuro da moda
- kauannyredatora
- 28 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de ago. de 2022
Upcycling, em tradução literal, significa “reutilização” — isto é, o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Na moda, o conceito de upcycling vem ganhando cada vez mais força em todos os cantos do mundo… E você sabe o por quê?

Como surgiu a tendência upcycling?
As mudanças climáticas, a poluição ultrapassando os limites tangíveis e os constantes desastres ambientais ocorridos por todo o planeta abriram os olhos de uma grande parcela da população para um fato que assola a nossa realidade: é preciso agir; e logo.
Mudar os hábitos de consumo é uma tarefa complicada, mas necessária para salvar o planeta. Algumas ações como evitar o uso de sacolas plásticas nas compras de supermercado, economizar água e energia elétrica e segurar a onda para não comprar aquilo que não é necessário, já fazem parte da rotina de milhares de pessoas. Mas é claro que a visão ecofriendly não foi a única responsável por essa tendência.
Reutilizar como uma necessidade

A chamada recessão econômica, realidade de muitas empresas, negócios e famílias ao redor do mundo nos últimos anos (especialmente após a pandemia causada pela COVID-19) também contribuiu para um aumento significativo de costumes mais sustentáveis em seus produtos adquiridos — a dificuldade de produção, importação e aquisição de novos produtos para o processo de criação fez com que as empresas buscassem em seus estoques sobras de material que estavam esquecidos e, muito provavelmente, seriam descartados.
Na indústria da moda, não foi diferente. A maioria dos designers, modelistas, costureiros e profissionais responsáveis pela confecção de roupas não perdeu tempo para começar a explorar o reaproveitamento de materiais já existentes. Afinal… A aquisição de novos tecidos e objetos necessários para a criação de vestuários pesou nos bolsos de todos aqueles afetados pela situação mundial de calamidade.
Mas a reutilização de materiais para a confecção de novas roupas não foi o único desdobramento por trás do upcycling. A seguir, te explicamos um pouquinho mais sobre isso...
A realidade upcycling na moda
Os brechós — talvez os maiores e principais precursores da tendência upcycling na moda — já eram bastante conhecidos e queridos para os amantes do mundo fashion que pretendiam, de alguma forma, adquirir novas roupas e economizar.
Vender aquilo que não se utilizava mais também virou febre em toda a internet; juntou-se, então, o útil ao agradável: utilizar aquilo que já existia para economizar ou trazer uma renda extra e reduzir os impactos ambientais causados por uma das indústrias que mais polui no mundo.
Assim, a tendência upcycling cresce cada vez mais, trazendo à tona a consciência de um consumo menos nocivo e a chance de adotar um novo estilo de vida. E embora não seja amplamente discutido, o upcycling é adotado em diversos segmentos do mercado, como decoração, por exemplo.

Nessa decoração, pneus carecas, que possivelmente seriam descartados, estão sendo utilizados como puffs, mesas de centro e vasos. Adotar o upcycling, além de significar uma diminuição significativa nos impactos ambientais, dá um toque original (e único) à casa ou as roupas utilizadas nesse modelo.
Fonte: Pinterest
E como contribuir com a moda upcycling?
A partir dessa análise que envolve os aspectos econômicos e ambientais por trás das motivações da moda upcycling, podemos ir além em sua definição: essa tendência chegou para ressignificar tudo que já não cabe nos estilos e nos guarda-roupas daqueles que decidem descartar as peças inutilizadas.
Se você pretende fazer parte dessa realidade, de alguma forma para além dos brechós, e não faz ideia de como começar, pense no seguinte: o upcycling surgiu para dar uma nova chance ao que seria descartado na natureza (e, por consequência, geraria ainda mais resíduos na natureza). São exemplos de peças inutilizadas:
Tecidos rasgados
Blusas desgastadas
Calças e peças danificadas
Roupas manchadas
Sujeiras que não podem ser removidas
Esse tipo de material, cuja venda ou troca em brechós torna-se inviável, pode ser reaproveitado por dezenas de costureiras e designers para criar novos objetos, ou até mesmo outras peças.
É pensando nisso que a Tactum, em parceria com a Oficina e Criação (@oficinaecriacao_, no instagram), resolveu investir esforços para trazer ao mercado uma autoria capaz de dar um novo significado às peças que não podem mais ser utilizadas ou vendidas.
Faça parte deste lindo movimento e entre em contato conosco para dar uma nova cara às suas roupas que iriam para o lixo. Nós sabemos exatamente como agir para reaproveitar quaisquer tipos de tecido e contribuir para um consumo mais consciente e sustentável.
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